Tuesday 29 November 2011

Curta Peixinhos - o mangue na fita




Todas as cinco localidades de Peixinhos onde acontecem os eventos já foram ou são áreas de mangue: Rua do Condor, Rua da Azeitona, Jeriquiti, Caixa D´agua e o Nascedouro. E o que é o movimento mangue? E qual a relação de Peixinhos com o manguebeat? O CineArte Curta Peixinhos, uma parceria entre o Nascedouro Cineclube e os produtores culturais NK Cumbia e Beto Ferrari, ocorre este ano em sua segunda edição levantando essas necessárias questões para a identidade do bairro, promovendo cinema, música, poesia e grafite com “o Mangue na fita”.


Dia 03/12, sábado, a partir das 17h, no Nascedouro Cultural de Peixinhos


São filmes selecionados pelo Nascedouro Cineclube, que desde dezembro de 2009 promove sessão semanal de cinema no Centro Tecnológico de Cultura Digital, no Complexo Nascedouro, oficinas de grafitagem - e muita música. Atividades realizadas diretamente nas localidades mais pobres de um bairro socioeconomicamente excluído da região metropolitana de Recife/Olinda.


Pernambuco é um dos epicentros musicais do Brasil e uma das representações mais ativas da mistura de ritmos e tradições sonoras que dá ao estado esse status é o bairro de Peixinhos, o berço do manguebeat. Nessa comunidade periférica, caracterizada pela pobreza e pela confusão geográfica entre Recife e Olinda, é que a profusão de gêneros como o funk com o maracatu, o hard core com o coco de roda, os toques guturais dos rituais afro-brasileiros com a emergência da batida eletrônica deu a Chico Science a inspiração e o espaço para fundar a Nação Zumbi e movimento Mangue.


A diversidade e a efervescência cultural de Peixinhos, porém, são tão tradicionais quanto contrastantes com sua realidade socioeconômica e indissociáveis da sua história junto aos ganidos e gemidos de gado e gente que eram mortos e/ou desovados às margens do rio Beberibe, que corta a localidade. Ao lado da falta de pavimentação das ruas, energia elétrica e saneamento, também concorre a carência de espaços culturais e de lazer, grande defasagem no acesso à informação - uma enorme parcela da população de Peixinhos nunca entrou numa sala de cinema. Para muitos artistas pernambucanos, para a história de um dos mais importantes movimentos artísticos do Brasil, o manguebeat, Peixinhos é uma referência e uma inspiração. Há quem se recicle em Peixinhos, há quem descubra Peixinhos. Mas como é que a música e a cultura podem transformar a comunidade? O CineArte Curta Peixinhos – o Mangue na fita é o começo dessa reflexão.


Monday 28 November 2011

Krona Pola




Os leões estão despertos, ela disse.
Maneira particular com que falamos um ao outro nos domingos
naquela ilha, euro-asiática,
lar de alguns dos mais velhos poços de água do mundo,
lugar dos mais antigos exemplos de domesticação felina
de onde ela veio para me abrir
tão amplamente que agora é incompreensível
e em particular não entendi
nos três primeiros segundos,
no cheiro em Atenas em setembro de lápis apontados,
na palidez das nuvens que atravessamos,
o que aconteceu,
e gritei, apenas pra mim,
contra os ventos que empurravam o som de volta para dentro:
Me deixe subir de novo,
como a criança que corre para o escorregador mais uma vez
Sim, os leões estão despertos.
Eu vi a imensidão, e quis seguir caindo.
E vi água em ti.



Friday 25 November 2011

De manhãs, lugares e noticias


Estão as coisas em seu lugar? Ah, o lugar! Dessa vez como o mundo inicia o fim de semana? Talvez um pouco menos do mundo hoje. Acordei decidido a comer uma fruta; e, em minha própria razão, tomei-o da geladeira e o cortei sem a menor precisão cirúrgica e com muita cerimônia. Não me lembro jamais de ter tido vontade de comer um mamão, ou qualquer outra fruta e, na verdade, tampouco tinha agora. Tive sim uma resolução, pelo menos uma pontual. “Para de perguntar ´por que´”, alguém reclama com tom ambíguo. E eu, aferrado a regras inexistentes, ousei (entre aspas) alterar o cardápio do meu café da manhã. Senti falta de uma msg no telefone. Senti uma falta tremenda de Londres e de tudo o que ela me é. Enquanto abria os olhos, inusitadamente lembrei-me de uma pint cautelosamente enchida com o perfeitamente dourado de uma checa Staropromen. Como se Londres fosse apenas pints... mas são ótimas desculpas. Eu cheguei de um janeiro em Londres, e isso diz muito, a um fevereiro em Recife, e isso diz muito. E a entrevista com Mr. Tariq Ali? Sim, tenho registro com ele e tudo mais, vou postar e explicar aqui em breve. “All I know is tonight”, diz a canção, e eu também diria, se agora não fosse manhã. Não deixo nunca de pensar no lugar, nem nas coisas. Nem sempre sei aonde vou mas sei onde estou. Hoje eu termino o documentário do MLST. Hoje eu estou sabendo que sou doutorando em Relações Internacionais da UFPE (vide foto). Hoje eu comi mamão, mas meto o pé na jaca.



Wednesday 23 November 2011

Textos curtos para Ítaca XXIV

Um futuro-presente projeto literário. “Textos curtos para Ítaca” é a primeira materialização de uma das várias e extensas idéias em literatura, essencialmente em prosa, mas com flertes em verso, colecionadas ao longo da jornada até Ítaca. Em fato, os projetos para contos e novelas e outras literaturas de longo fôlego, ainda estão em fase sketch, talvez nem maquete, e irão tomando forma ao ritmo das circunstâncias que, sim, podem tardar como já tardam, mas ainda virão. Enquanto isso, num dia e momento aleatório, curiosamente com menos atraso, vão tendo agenda as mini-experiências em poesia e verso, do qual, lenta e despretensiosamente, faço um laboratório neste blog (único espaço onde o critério editorial é totalmente meu... ). Algum dia também ganharão forma impressa, sempre ao ritmo das possibilidades e, no dizer de Konstantinos Kavafis, do rogar por uma rota longa. Mas em textos curtos.


Da capo

Renova espumante,


cheia, impiedosa


de ritmos vulcânicos, de luzes madrugais


ora, e sopra,


ora, e varre,


ora, e chia.


Reata da sólida face de agonia


a inveja, os gritos guturais.

Saturday 19 November 2011

Começa a guerra contra o Irã? / Gearing up for war against Iran?

O mundo iniciando o fim de semana mais preocupado.

Algumas opinioes e informaçoes sobre a cada vez mais crescente, e tristemente plausível tensao sobre o Irã.

Some selected views and information on the mounting and scary tension on Iran.

*******************************



Thursday 10 November 2011

Fui selecionado para o Livro Prêmio Alt Fest ! Poesia - Patrocínio Fliporto

O grande homenageado da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) deste ano é Gilberto Freyre que viu a matriz oriental no Brasil e anteviu a ressurgência do islamismo no mundo atual com suas relações, nem sempre óbvias, com o Brasil que se constrói hoje. Um Brasil mestiço e com uma maior tolerância na convivência racial e cultural – um dos maiores paradigmas para o mundo no século XXI.


De 11 a 15 de novembro acontece na caprichosa e sedutora cidade de Olinda, que este ano completa 30 anos como patrimônio cultural da humanidade, a sétima edição da Fliporto com o tema “Uma Viagem ao Oriente”. Durante cinco dias os diálogos entre autores, mediadores e públicos tentam criar pontes entre culturas e civilizações em choques aparentes ou reais. Com uma expectativa de público de 100 mil pessoas, a Fliporto caminha para ser o principal festival de literatura do Brasil.


Entre os escritores confirmados estão Tariq Ali (editor da New Left Review) , Abdel-Bari Atwan (entrevistou longamente Bin Laden), Joumana Haddad (“Eu matei Sherazade – confissões de uma árabe enfurecida), Silio Boccanera, Alice Ruiz, além de do prêmio Nobel de Literatura: Derek Walcott.


E EU COM ISSO


Claro que essa é uma chamada retórica. Por natureza, antes de pautar qualquer trabalho relacionado ao evento, eu já estava me coçando (e não falo das manchas decorrentes da dengue que contrai na semana passada...) para ver todo o possível desse instigante e apaixonante evento. E de fato vou assistir (e entrevistar) muita coisa boa, já garanti minha credencial de imprensa.


Mas aí descobri o Alt Fest! Fliporto, um evento colaborativo de literatura e artes integradas a Fliporto que surge da inspiração do poeta pernambucao S.R. Tuppan que, junto com os coletivos Poética Século XXI, Fliporto, Prefeitura de Olinda entre outros, organiza um evento de intervenções artísticas e poéticas em Olinda durante a Fliporto e e I Prêmio Alt Fest! Poesia – Patrocícinio Fliporto.


Eu que até aqui tenho colecionados idéias e textos para “Ítaca”, que tenho feito pequenas, despretensiosas e bobas experiências de publicação de alguns poemas no meu blog e que começo, timidamente, a ver possíveis espaços de mais visibilidade para essas experimentações, resolvi, por primeira vez, inscrever um poema meu num concurso.


E tive um texto selecionado, entre os 500 trabalhos que o concurso recebeu, para compor os 20 classificados na edição do livro Prêmio Alt Fest Poesia, sob a chancela do parceiro-editor, a Fliporto!


Isso mesmo, um dos meus “textos curtos para Ítaca” foi selecionado para compor a coletânea de poemas vencedores de um concurso relacionado com um dos maiores festivais de literatura do país! Para um iniciante em escrever literariamente pensando de fato em publicação, acho que é um muito bom começo. E uma ótima notícia para ajudar na recuperação da dengue (sim, é verdade, contrai dengue semana passada, mas já estou quase bem).


Podem conferir a divulgação dos selecionados, e todos os poemas (inclusive o meu, número 17) aqui no blog da Alt Fest ! Fliporto.


O poema “Estas são memórias de outros tipos” já tinha aparecido aqui no blog, mas agora merece ser republicado. E agora é aguardar a edição do livro pra divulgar meu primeiro poema publicado!


Estas são memórias de outro tipo

enche minha mão, respira

tua terra de cobre, amarela,

deste lado da rua de Ledra,

depois da praça Eleftheria

cruzamos barricadas, repara

nas línguas vindas de Ankara

no mesmo mapa, no mesmo muro

que separa a minha primeira vez

do teu primeiro absurdo.

(Sim, eu estava errado.

A tua cor é o amarelo.)

Saturday 5 November 2011

Música do fim de semana

Ei ,você sonhador

que ainda acredita,

liga “nóis”!


Eu tenho fé amor e afeto

no século XXI.

Onde as conquistas científicas,

espaciais, medicinais,

e a confraternização dos homens

e a humildade de um rei,

serão as armas da vitória para a paz universal.


Friday 4 November 2011

Prêmio Democracia e Liberdade Sempre!

O Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre tem o objetivo de homenagear homens, mulheres e instituições que dedicaram e dedicam a sua jornada na defesa da dignidade humana e que, para isso, empreenderam e empreendem uma luta incansável em defesa da democracia e da liberdade, em todas as suas nuances.


A premiação será em 13 de dezembro, data que simbolicamente remete à instituição do AI-5 (em 1968). Com isso, a Central Única dos Trabalhadores reafirma o princípio de lutar contra a opressão, onde quer que ela ainda esteja, e mantém viva a chama dos valores que nortearam sua criação e que sempre estarão presentes na alma do povo brasileiro e latino-americano: Democracia e Liberdade sempre!


O 1º Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre tem abrangência nacional e será concedido nas seguintes categorias:


  • Personalidade de destaque na luta pela Redemocratização do Brasil;

  • Personalidade de destaque na luta por Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;

  • Personalidade de destaque na luta por Democracia e Direitos dos Trabalhadores;

  • Personalidade de destaque na luta por Democracia e Justiça no Campo;

  • Instituição de destaque na luta por Democracia e Liberdade;


A escolha dos (as) vencedores (as) de cada uma das categorias será feita por meio de votação através da Internet no site específico da premiação.


Somente será permitido um voto em cada uma das cinco primeiras categorias. O período de votação será de 01 de novembro de 2011 a 20 de novembro de 2011e os nomes dos (as) vencedores (as) serão divulgados em 1º de dezembro de 2011.


Na categoria “luta por democracia e justiça no campo”, abro o meu voto e faço uma breve campanha: Manoel da Conceição (o Apolinario Serrano brasileiro).


Manoel da Conceição é filho de lavradores nascido no vale do rio Itapecuru, no interior do Maranhão, mas sua história de lutador social fundamental o fez um cidadão do Brasil e do mundo.


Líder camponês histórico, Manoel da Conceição é um símbolo vivo da luta campesina contra a ditadura militar brasileira, de resistência contra o arbítrio. Já na juventude vivenciou a expulsão de sua família por proprietários rurais, violência ainda vista em inúmeros outros massacres; depois o envolvimento com o Movimento de Educação de Base (MEB), ligado à Igreja progressista; o engajamento na Ação Popular (AP) e a luta pelas Reformas de Base; até o golpe de 1964, quando sofreu as primeiras prisões.


Durante a ditadura militar, Manoel da Conceição se dedicou à organização e educação de trabalhadores rurais na região do rio Pindaré em sua luta contra o latifúndio e pela conquista da terra. Manoel foi vítima da ditadura. Foi baleado e preso em julho de 1968, ocasião em que teve parte da perna direita amputada por falta de atendimento médico. Na seqüência, foi preso pela polícia política (1972) e dado como “desaparecido”, quando foi submetido a sessões de interrogatório e tortura, sendo solto graças à intervenção da AP e da Anistia Internacional.


Em 1975 foi preso novamente pelos militares, desta vez em São Paulo, e a intervenção da solidariedade internacional conseguiu que fosse para o exílio de 76 a 79 onde escreveu o livro “Essa terra é nossa”, contando sua história de luta pela reforma agrária e de resistência à ditadura. Manoel da Conceição é um dos mais importantes brasileiros da luta por direitos humanos, reforma agrária, preservação ambiental e democracia.

Thursday 3 November 2011

Camila y Marco Ariel



Camila cumplió (¡yá!) los dos años ayer, y Marco Ariel lleva casi seis meses, mis sobrinos.

¡Felicidades Tonyto por los "monos"!