Thursday 31 March 2011

Música do meio da semana aproximando-se do fim

De pronto me encontré

viajando a gran velocidad

la atmosfera crucé

y dejé de sentir la gravedad

y en instantes me perdí

entre tanto astro fugaz.



Wednesday 30 March 2011

Amar a Marcela en la guerra es otra guerra

Definitivamente estou morrendo por ti. Cai na emboscada dos olhos e da boca e de tudo de lindo que tens, Marcela. Há dias invento todos os pretextos para estar contigo, janto na mesma hora para ver como a fogueira ilumina o teu cabelo que passa da cintura, estremeço quando me sento ao teu lado e roço os teus músculos. Sobre o muro de pedra, confessei ontem que gosto de ti, e me disseste que não acreditavas. Parece que não há menina mais teimosa que tu em todo o mundo. Trinta vezes te convidei para irmos juntos ao rio, e trinta vezes me disseste não, quem sabe amanha. Se soubesses da vontade que tenho de ter-te.


Releio um poema escrito por Marvin ao chegar a Morazán, com o qual me identifico:


Marcela y la guerra

Amar a Marcela em la guerra

es meterse em los bolsillos uma mancuerna de estrellas

amar a Marcela en la guerra

es irse cinco abajo

y dejarse emboscar por la rareza.


Amar a Marcela en la guerra

es avanzar fuego y maniobra hacia lo extraño

amar a Marcela en la guerra

es atizar a pija a la costumbre

y explorar la locura más extrema

es firmar un parte de amor

y retirarse ordenadamente sin ningún poema

despozolarce el corazón a punta de besos de contacto.


Amar a Marcela en la guerra

es odiar a los relojes

como se odia a los cuilios.

El olor del cuello de Marcela

es como levantarse a tomar café de palo

a las cuatro de la mañana.


Los ojos de Marcela

son como cuando se van los dragonfly

después de haberle tirado 16 bombas

a Guarumas

sin haber jodido a nadie.

Los labios de Marcela

son como el silbido

de Obus 105mm

que cae pero deja escalofrío en la espalda.

Acariciar a Marcela

es como tomar agua en plena retirada

consciente que hay que seguir caminando todavía.


Marcela es un signo cielo arriba

es gata negra silenciosa.

Marcela es bajar la cuesta del río Torola

a la carrera.

Amar a Marcela en la guerra

es - a veces –

otra guerra.


** Trecho do livro La Terquedad del Izote, de Carlos Henriquez Consalvi (Santiago) sobre a revolução salvadorenha, que está sendo traduzido por mim ao português.

Tuesday 29 March 2011

Rio Grande do Sul racista: fuja ou morra – uma vergonha nacional!

O estudante de História da Unipampa, um baiano negro, de 25 anos, Helder Santos, teve de deixar às pressas na quinta-feira passada a cidade de Jaguarão, perto de Pelotas, na fronteira com o Uruguai, para não morrer. Ele sofreu a ameaças de policiais militares da cidade porque denunciou ser vítima de racismo e agressões por integrantes da Brigada Militar de Jaguarão e por conta da repercussão da denuncia os policias racistas enviaram cartas de ameaça. Santos teve que se “exilar” em Porto Alegre, onde foi recebido por representantes da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e está hospedado na casa de um advogado.


.O caso está sob análise da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Presidência da República, e da Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público gaúcho. A Brigada tem duas sindicâncias em andamento contra um soldado, um sargento e o comandante da Brigada de Jaguarão, major José Antônio Ferreira.



O major disse que houve “sensacionalismo” e afirmou que está apurando o que aconteceu. No entanto, o secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, afirma que a denúncia é grave e será alvo de atenção da pasta. Ele designou duas equipes, uma de investigação e outra de proteção, para a cidade de Jaguarão.




“Eu não sei nem o que falar, porque eu vim pra cá com tantos sonhos, já estava concretizando alguns deles trabalhando como estagiário de história na prefeitura, e vou ter que abandonar tudo e retornar para casa”, lamentou ele, em entrevista à Rádio Guaíba.


Santos é o primeiro integrante da família a iniciar formação universitária, mas corre o risco de ter de parar de estudar, caso o Ministério da Educação não consiga sua transferência para uma universidade no Nordeste.



Veja entrevista exclusiva do estudante de História Helder Santos ao Coletivo Catarse e, se você é gaúcho, envergonhe-se também do nosso estado.




Monday 28 March 2011

UK people “fighting like an Egyptian”









The reports on the London´s 26th of March protest in London in the Brazilian media were shy: few seconds on the TV news, very little on the printed media – small notes squeezed amongst the international headlines about the Libya war and the Japanese tragedy.


With its half a million marchers, the past Saturday demonstration was the largest show of labour union strength in decades, it turn out to oppose the government's draconian cuts.


Despite opinions and polemics on the virtual and real achievements of it, one thing is undisputable: the people of Britain are unhappy with the infamous “austerity measures” of the Tory/Libs coalition government. Britain´s people finally raised and came out to the streets to show its discontentment. Considering the fact these sorts of events are not very common in the UK society, that says much.


Personally, as I have just come back from over 5 years living in the UK, full of ties, experiences and perceptions of that interesting country, seeing the photos and watching the videos of the demonstration made me long for London. I certainly wish I was there.


Besides the opinion article below, I am sharing also some photos, published in The Guardian website, as well as this very good VIDEO HERE, which is an exciting account of this historical day in the UK.





Tony Benn was also there.




The despair doesn´t come from the marchers

by Nick Cohen - The Observer

The whiff of failure hung over yesterday's march in London against the coalition's austerity programme. But whose failure was it: the protesters or those they protested against?


As the demonstrators set off from the Embankment, they could have been forgiven for believing that journalists were contractually obliged to decide the issue in advance and write them off as losers. "Protest never changes anything," cried writers who don't want anything to change. "Opposition to the cuts is futile," added columnists on private health schemes. Most of the protesters were public sector workers, and conventional wisdom has forgotten that our current crisis was caused by the most reckless and avaricious bankers the private sector has ever produced, not the teachers, nurses and firefighters the government is forcing to carry the blame.


The Museum of London added to the sense that someone was going to end up as a footnote to history by showing memorabilia from 20th-century demonstrations on the Embankment's railings. There lay the debris of many a forlorn hope: posters from the Campaign for Nuclear Disarmament, whose delusions were exposed when the Berlin Wall came down; slogans from the pay disputes of the 1970s, which ended not with workers' power but with Thatcher power; and, to cap it all, the placard of one Stanley Green, who stood outside Oxford Street tube station for a quarter of century urging shoppers to shun "meat fish bird, egg cheese, peas, beans and nuts" and heed his warning that protein caused lust.


What better symbol of the crankiness of the current protests against economic orthodoxy could David Cameron and Nick Clegg wish for? They would have no difficulty, I am sure, in portraying the TUC, which organised the march, as a similarly quaint relic.



By the time of the last election, the attraction of the Labour movement had become so weak that a large section of the leftish middle class felt no qualms about going off with the Liberal Democrats. Only now are they sneaking back with the innocent expression of delinquent children, who hope the grown-ups won't notice that they have wrecked the family home.


In the wider population, the unions hold even less sway. Public opinion remains on the government's side. A majority believes that spending cuts and tax rises are necessary responses to a horrific budget deficit and many hold Labour rather than the coalition responsible for the Britain's ills.


Yet public opinion changes and alongside the effusions of CND and Stanley Green (sadly no longer with us for all his avoidance of lust) were posters that ought to make ministers pause. I spotted one from the suffragettes, who were unpopular in their day, but won in the end, and another from the opponents of poll tax, who helped bring Margaret Thatcher down.



They taught lessons that many do not want to hear: that protests are not always pointless and arguments are not always settled in Westminster and Fleet Street.


Brendan Barber of the TUC gave me one reason why voters may turn. They do not yet realise how severe the loss of services will be for the 90% of the population who have no option but to depend on the state for their healthcare, children's education and relief in hard times. Nor have they considered that the Conservatives and Liberals will hand over much of what's left of the public sector to corporations seeking to imitate the rail companies and build private monopolies at public expense.


Everyone I interviewed could defend themselves by appealing to national rather than sectional interests. They did not talk about protecting public sector pensions (a doomed cause in my view) but about how shabby and mean Britain will be by the time this government has finished with them and the citizens they serve. They were outraged and expected the rest of the population to become outraged with them. But on its own outrage will not be enough. The 2010s resemble the 1930s and 1980s, a decade of recession and insecurity presided over by a right-wing government.


If you rely on the leftish novels and dramas of the past or BBC history documentaries, you will never understand why the right won in 1931 and 1935 (and would have won again in 1940 had war not broken out) and then repeated the trick in 1979, 1983, 1987 and 1992 elections. The 1930s was not all Jarrow hunger marches and Love on the Dole. Miners' strikes and The Boys From the Blackstuff do not begin to tell the story of the 1980s. Away from the coalfields and metal-bashing towns, most people – or at least enough people to return Conservative governments – did well. They bought their own homes, saw their living standards rise and could help their children enjoy better opportunities than had been offered to them.


The bitter lesson of recessionary times in Britain is that rightwing governments can survive and prosper despite mass unemployment as long as the majority are surviving and prospering with them. The coalition hopes to repeat the success of its predecessors. It believe it can pile spending cuts and tax rises on to a weak economy and by a mysterious alchemical process no one but initiates understands private enterprise will boom and provide the jobs and income to change Britain into a rich country with a small state.


Someone really should borrow Sarah Palin's question and ask David Cameron: "How's that hopey-changey thing working out for ya?"


Not too well, and the coalition's incompetence means that the 1930s and 1980s may not be a reliable guide to the future. Economists now compete to see who can issue the gloomiest forecast. The pressure on household budgets is the worst since the 1970s, says the Institute for Fiscal Studies. No, no, no, declares Mervyn King, not since the 1920s have real wages lagged so far behind prices. The millions who do not dream of chanting socialist slogans on TUC demos but of more money in their pockets and a decent future for their children are hurting. The longer they hurt the more willing they will be to believe that a naive government has made a crashing blunder.


As I watched the marchers pass through the old imperial centre of London, by Parliament, the Treasury, Downing Street and into Pall Mall's clubland, I confess I caught a whiff of failure, a smell that could grow into a stink that may afflict the nostrils of the whole country. And it did not come from the demonstrators.

Sunday 27 March 2011

Sem imagens, sem retrancas

Seu Moisés (ou Moizés?) nunca tinha ido até Maceió antes dos 14 anos. Quando foi, foi a pé, junto com um tio, atravessando até braço de rio. Nem lembra mais quanto tempo demorou.


Ali, no “paraíso”, há mais de 50 anos, quando a praia do Francês era só mais uma vila de pescadores no amplo e estonteante litoral de Alagoas, ele aprendeu todos os ofícios da pesca artesanal que lhe permitiram criar oito filhos, com a graça de Deus, e nenhum se meteu com drogas. Nem mesmo o Cícero, um desses oito, que ao invés de entorpecentes, trabalha em uma das dezenas de pousadas que agora dominam as ruazinhas do pequeno balneário. E tem também pizzaria (ruim...), loja de internet, restaurante de massas, restaurantes de frutos do mar (claro!), imobiliária, ruas de pedras, sorveteria, e até hotel. E isso sem contar os estabelecimentos na beira, digo bem na beira, do mar. Um mar morno, com parte com onda, parte sem onda, larga extensão de areia branca, areia mais escura, parte com algas, parte lisa e aveludada, e muitos coqueirais.


Mas agora o seu Mois(z)és avisa, de bom coração e pra aquietar sua alma que fica sentada com ele junto ao meio-fio, aos turistas encantados, ou desavisados, ou burros mesmo, avisa que ir a praia a noite, especialmente depois das 22h, não é bom, não. Já não é mais como naquele tempo, em que quando se via um vulto se aproximando já se sabia: é outro pescador pra ir fazer o mesmo que a gente. Agora tudo cresceu, tudo ficou perigoso, tem muita gente mal-intencionada, muita desconfiança. – “Agora mesmo passou um grupo de rapaiz pra lá”, disse a esposa do seu Mois(z)és, que até então não tinha dito nada.


E a gente concorda, ouve as histórias com tantos fatos e contada tão rapidamente, sorri, mostra espanto, faz gesto de cabeça, faz expressão de solidariedade e de reconhecimento à experiência de quem tem mais tempo, de quem conhece, de quem se preocupa e pondera sobre como as coisas mudaram.


E ai invento – infames ou bonitinhos – trocadilhos: Nós mudamos, nos mudamos. Lembro também da Busca, pessoalmente um dos mais pertinentes posts que li recentemente na blogosfera, sendo essa uma opinião marcada pelos meus já sufocantes existencialismos e metafisicismos, tais quais aqueles que a Jules, com elegância, seguido faz e permite tantos trechos de identificação.


Começar tudo de novo, num outro país, numa outra língua, quantos ola, quantos adeus. Assim se perde essa amiga que também mudou tanto, que tanto quanto a amiga dela Sabrina, também estava exausta, cansada de tanta mudança, tanta instabilidade. “Não que a vida de todo mundo não seja sempre instável. Mas nos especializamos nisso: ficar mudando de país atrás sei lá do que. Os encontros vão ficando cada vez mais valiosos, porque a solidão existencial também aumenta... ainda mais assim quando nos não temos a ilusão, nem a realidade de ser parte de um grupo físico que tenha raiz em algum lugar.


Às vezes tenho a impressão que por nos fazermos responsáveis por essas escolhas de ficar cruzando tantas fronteiras nos dá essa enorme angústia. Sempre imaginando onde será o lugar mais adequado. Num lugar a família, no outro o sol, no outro a comunidade acadêmica e intelectual a qual nos acostumamos. Tudo espalhado. E fazer escolha é ter que escolher que parte sua faz mais sentido. Impossível, no reconhecimento de toda nossa incoerência humana.


Como mostram as pesquisas psicológicas escolha demais aumenta e muito a angustia.... no entanto, given the option, acho que ninguém escolhe ter menos escolhas.


O que será no fundo que buscamos encontrar? Eu sei todas as nossas explicações antropológicas, filosóficas, políticas, cognitivas. Essas que nos colocamos nos formulários, nos nossos proposals. O que eu não sei muito bem, é o que no fundo de cada uma dessas pessoas incríveis que eu encontro toda segunda-feira, faz com que elas queiram ir parar no meio de uma tribo na Amazônia, ou numa fábrica chinesa.


O que acontece quando de repente tudo começa parecer fazer sentido e esse é o sinal que é hora de voltar. Como se alguém viesse mais uma vez e arrancasse o tapete por debaixo dos nossos pés. Eu sei que eu já escrevi aqui antes, que acho importante cultivar o estranhamento das coisas. Não sei se é idade, o frio, ou simplesmente um momento passageiro. Só sei que chega uma hora que o estranhamento de tudo cansa. E dá uma saudade, uma vontade de voltar ao principio onde tudo era familiar. Mas assim como as escolhas.... sabendo que elas existem, ainda que eu saiba que ter muitas delas me faz infeliz, eu acabo sempre.... cruzando mais uma fronteira”.


Até seu Mois(z)és, hoje mais importante que a noticia de 500 mil protestando em Londres, cruzou aquela fronteira que fazia o limite do seu universo inteiro e completo. Mas ele foi, do Francês a Maceió, e voltou. Quem volta, por que volta? Pra ver as coisas mudarem ou pra ver como a si mesmo se mudou? Mudou? Mudo. Tudo revisited.


Nada me prende a nada.

Quero cinquenta coisas ao mesmo tempo.

Anseio com uma angústia de fome de carne

O que não sei que seja -

Definidamente pelo indefinido...

Durmo irrequieto, e vivo num sonhar irrequieto

De quem dorme irrequieto, metade a sonhar.

(Fernando Pessoa).

Friday 25 March 2011

"El Ghandi de América Latina"



(foto: El País / extracto de texto de: El Faro, El País)

Ayer, jueves, miles de salvadoreños y extranjeros conmemoraron los 31 años del asesinato del arzobispo de San Salvador Óscar Arnulfo Romero.


--------------------- "El acto culminante del viaje de Barack Obama a El Salvador fue, sin duda, la visita el martes por la noche a la tumba de monseñor Óscar Arnulfo Romero.

Después de escuchar durante varios minutos las explicaciones del arzobispo de El Salvador, Obama permaneció un momento en silencio con las manos entrecruzadas en señal de respeto ante la cripta de un verdadero símbolo universal de los derechos humanos. Antes de salir, encendió una vela en su honor. Monseñor Romero es el Ghandi de América Latina, una poderosa fuente de inspiración que merecería en la historia de este continente el mismo lugar de gloria que ocupa en EE UU Martin Luther King." LEA EL TEXTO COMPLETO EN EL SITIO DE EL PAIS. --------------------------


La conmemoración incluyó la primera celebración del Día Internacional para el Derecho a la Verdad en relación con las Violaciones Graves de los Derechos Humanos y para la Dignidad de las Víctimas, un homenaje de la Organización de Naciones Unidas al arzobispo salvadoreño, que ahora está en proceso de beatificación en el Vaticano.


El 1 de diciembre de 2010, la Asamblea General de la ONU proclamó el 24 de marzo como Día internacional para el Derecho a la Verdad como un tributo a todas aquellas personas que sacrificaron sus vidas para promover y proteger los derechos humanos. (Ver resolución completa)


“Reconociendo en particular la importante y valiosa labor de monseñor Óscar Arnulfo Romero, de El Salvador, quien se consagró activamente a la promoción y protección de los derechos humanos en su país, labor que fue reconocida internacionalmente a través de sus mensajes, en los que denunció violaciones de los derechos humanos de las poblaciones más vulnerables”, reza la resolución, en la parte en que justifica la designación.


El secretario general de Naciones Unidas, Ban Ki-moon, recordó este jueves, por medio de un comunicado, que el prelado "fue asesinado mientras oficiaba misa en una iglesia. La intención era evidente: Silenciar a un fervoroso opositor de la represión". Con este día internacional, aseguró Ban Ki-moon, "se rinde homenaje a la labor de monseñor Romero y a la de todos los defensores de los derechos humanos del mundo”.


Un informe de la Comisión de la Verdad de Naciones Unidas, publicado en 1993, determinó que el autor intelectual del crimen fue el mayor Roberto D´Aubuisson, fundador del partido Arena, que gobernó el país durante entre 1989 y 2009. En una entrevista exclusiva con El Faro, el capitán Álvaro Saravia, una de las personas que participó en la operación que terminó con el asesinato de Romero, confirmó el involucramiento de D´Aubuisson en la conspiración y que el autor material fue contratado por Mario Molina, hijo del ex presidente Arturo Armando Molina.


Sin embargo, los responsables del crimen no serán castigados debido a una Ley de amnistía general, promulgada por el gobierno de Arena horas antes de que fuese divulgado el informe de la Comisión en 1993. Aun con el cambio de partido en el poder, el gobierno de Mauricio Funes, a pesar de las recomendaciones de organismos internacionales, ha manifestado no estar interesado en promover su derogación, alegando primero que no hay que reabrir heridas del pasado, y en segundo lugar, porque esa es tarea de pertinencia exclusiva de la Asamblea Legislativa. LEA EL TEXTO COMPLETO EN EL SITIO DE EL FARO.

Tuesday 22 March 2011

¡Puchica, qué gringos somos!


“Los salvadoreños enriquecen nuestra nación y fortalecen a El Salvador con sus remesas”.


Esta es la frase del presidente Estadunidense, Barack Obama, sobre el país a lo cual llega hoy, en el cierre de su gira por América Latina.


Los gobiernos salvadoreños anteriores al actual FMLN , los de la extrema derecha Alianza Republicana Nacionalista (Arena), aceptaron que los salvadoreños se convirtieran en el principal producto de exportación.


Hoy casi tres millones de salvadoreños viven en EE UU, las remesas son el pilar de la economía y los coyotes, el sector más dinámico. La desarticulación de familias y comunidades producto de la emigración agrava la descomposición social.


A mayor emigración más remesas, a más remesas menos productividad e inversión, a menos productividad e inversión menos empleo, a menos empleo más violencia y por lo tanto más emigración.


El polémico ex – comandante del guerrillero FMLN, Joaquin Villalobos, que hoy trabaja con consultorías de resolución de conflictos y se ha alineado con posiciones políticas de derecha, ha sido asertivo en articulo para el español El País: “El progreso aparente (de El Salvador) viene de las remesas, por lo tanto de la violencia. El país necesita una refundación de los sectores productivos para detener la emigración”.


Pero, mientras tanto, el país sigue siendo bastante “gringo”, con una dependencia visceral estadunidense que también genera la aculturación del pueblo salvadoreño, como muestra el excelente ensayo fotográfico ¡Puchica, que gringo somos! publicado en el sitio web del periódico El Faro.


Algunas imágenes abajo, y el ensayo completo puede ser visto AQUÍ.





En la comunidad Tutunichapa, sobre la 25a Avenida Norte, una bandera estadounidense destaca entre los mustios colores del concreto y el metal oxidado. Según los vecinos, esta bandera la colocó un deportado. Cada semana, a El Salvador llegan cuatro vuelos procedentes de Estados Unidos, cada uno con entre 90 y 120 deportados.



Mayra Martínez vende artesanías en el mercado municipal de San Miguel, donde muestra una toalla que vende a 12 dólares y que por motivo tiene un juego de palabras. Dice que entre los migrantes o turistas salvadoreños que viajan al país del norte es muy solicitada con el fin de llevarla a sus parientes radicados en Estados Unidos. Según la organización Salvadoreños en el Exterior, son 2 millones 215 mil 600 los salvadoreños que viven en Estados Unidos, y de ellos, el 19.85% son migueleños




En un mesón, que también funciona como casa de citas, ubicado en la calle Monseñor Óscar Arnulfo Romero, de San Salvador, una bandera de Estados Unidos adorna y, a la vez, es pared en el lugar.



Faustino Pérez descansa en su autobús de la ruta 11, tapizado con un peculiar forro de banderas de Estados Unidos, mientras espera que lleguen pasajeros en el centro de San Salvador. Son varios los empresarios del transporte que viven o han vivido en Estados Unidos, y esa parece ser una razón para que los iconos estadounidenses sean decoración frecuente en buses y microbuses en El Salvador.

Sunday 20 March 2011

Minha entrevista publicada no Jornal do Commercio


PARA LER AMPLIADA A ENTREVISTA QUE DEI AO JC DE PERNAMBUCO CLIQUE NA IMAGEM.


O Brasil está próximo de efetivar a oportunidade histórica de aprovar a sua imprescindível Comissão da Verdade para investigar os crimes políticos, assassinatos, torturas e desaparecimentos forçados ocorridos durante a ditadura militar (1964-1985).


O Pl 7376/2010 foi enviado pelo Executivo para Câmara dos Deputados em maio do ano passado, e o novo governo parece ter conseguido um acordo entre o Ministério da Defesa, Secretaria Especial dos Direitos Humanos e Ministério da Justiça sobre uma proposta de texto de lei que institui, quase 30 anos do fim da ditadura, a Comissão da Verdade. O governo federal está otimista com a perspectiva de que a Comissão seja aprovada ainda este ano.


De volta ao Brasil depois de quase seis anos fora, após ter entrado de cabeça e coração em pesquisas e ativismo sobre temas de Memória Histórica, Transformação de Conflitos e Cooperação Sul-Sul, tive a oportunidade graças ao companheiro Marcelo Mário Melo ( e espero que haja outras) de dar visibilidade as minhas investigações nesse campo em uma entrevista, publicada hoje, no Jornal do Commercio – um dos principais periódicos de Pernambuco.


É também a possibilidade de estar mais organicamente presente e ativo nas discussões e na militância nesse campo, expondo análises e comparações dos empreendimentos por Memória Histórica – jurídica e culturalmente, em âmbito governamental e em iniciativas da sociedade civil – em El Salvador e em analogia a experiência e o momento do Brasil.


Aqui em Recife teremos a partir do dia 31 deste mês – quando se completam 47 anos do golpe militar – pelo menos quatro atos públicos em favor da instalação da Comissão da Verdade do Brasil.


Para ler ampliada a entrevista que dei ao JC , clique na imagem acima.

Saturday 19 March 2011

Have courage Japan

Global thoughts are with the people of the Japan as they face the threat of a nuclear disaster, following an already devastating earthquake and tsunami.


Our heartfelt condolences to all affected by this tragic chain of events and posting a sincere tribute with this amazing video below on this fantastic artist.






Watch also this except from a documentary on Butoh Dance in Japan and on Kazuo Ohno, the character above and one of the originators of Butoh, HERE.



Thursday 17 March 2011

Textos curtos para Ítaca XIV

Um futuro-presente projeto literário. “Textos curtos para Ítaca” é a primeira materialização de uma das várias e extensas idéias em literatura, essencialmente em prosa, mas com flertes em verso, colecionadas ao longo da jornada até Ítaca. Em fato, os projetos para contos e novelas e outras literaturas de longo fôlego, ainda estão em fase sketch, talvez nem maquete, e irão tomando forma ao ritmo das circunstâncias que, sim, podem tardar como já tardam, mas ainda virão. Enquanto isso, num dia e momento aleatório, curiosamente com menos atraso, vão tendo agenda as mini-experiências em poesia e verso, do qual, lenta e despretensiosamente, faço um laboratório neste blog (único espaço onde o critério editorial é totalmente meu... ). Algum dia também ganharão forma impressa, sempre ao ritmo das possibilidades e, no dizer de Konstantinos Kavafis, do rogar por uma rota longa. Mas em textos curtos.


Ordem natural


Agarrou-o, com os cinco dedos, com a mão cheia,


E mastigou crocantemente, crunch-crunch-crunch, inclusive a cartilagem.


Fez aquele barulhinho do mini-limpador de vidraças esfregando o pano contra os dentes, buscando a onomatopéia perfeita.


- É seu, céu mundo, devore-o - disse.


Cuspiu.

Tuesday 15 March 2011

Mulheres anistiadas e Comissão da Verdade brasileira: “um dever do Estado”

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou hoje que a criação da Comissão da Verdade é um "dever do Estado brasileiro" e rebateu as críticas do comando do Exército, que já se mostrou contrário ao projeto de lei para criar o grupo.


Cardozo participou na manhã desta terça-feira da homenagem a seis mulheres que foram perseguidas durante a ditadura militar (1964-1985). No evento, fez a seguinte declaração:


"A Comissão da Verdade, que se discute hoje no Congresso Nacional, é um dever do Estado brasileiro também [como a comissão de anistia]. O direito ao esclarecimento de fatos é um compromisso histórico, democrático, que tem que estar respaldado na lei. (...) Quem quiser resistir à busca da verdade, o fará nos termos da expressão democrática que hoje nós vivemos. O que eu posso dizer é que a sociedade brasileira hoje quer a verdade", disse Cardozo.


O Exército encaminhou documento ao Ministério da Defesa afirmando que a comissão "poderá provocar tensões e sérias desavenças ao trazer fatos superados à nova discussão". O texto teria sido escrito em setembro do ano passado.


MULHERES NA LUTA CONTRA A DITADURA


A participação das mulheres na defesa dos direitos humanos e na luta contra a ditadura foi o tema da 13ª Anistia Cultural que o Ministério da Justiça realizou nesta terça-feira, em Brasília (DF). Promovida pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, a atividade é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher.


Realizada em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), e a Secretaria da Mulher do Governo do Distrito Federal, a 13ª Anistia Cultural irá entregar seis portarias de anistia para mulheres que foram perseguidas politicamente durante a ditadura, em ato de homenagem e reconhecimento público.


Até dezembro de 2010 foram realizadas 12 anistias culturais lembrando e difundindo momentos e temas relevantes para o processo de redemocratização do Brasil, sendo duas delas dedicadas a homenagens ao Dia da Mulher (2008 e 2009).


Homenageadas:


Sônia Hipólito - Militante da União Nacional dos Estudantes (UNE), foi presa pela primeira vez pelo DOPS/SP, por participar do congresso da entidade em São Paulo, em 1968. Em 1969 militou na Ação Libertadora Nacional (ALN), sendo presa novamente em 1970. Foi companheira de prisão da presidenta Dilma Roussef, que também foi dirigente revolucionária (VAR-Palmares). Exilada em 1973, Hipólito passou pelo Chile, Argentina, Alemanha e França, onde permaneceu até 1976. Voltando ao Brasil em 1979, passou a atuar junto a movimentos sociais e a militar no Partido dos Trabalhadores (PT).


Denize Crispim - Militante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), foi presa quando estava grávida de seis meses de Eduarda, sua filha com Eduardo Leite “Bacuri” (de quem foi companheira até sua morte sob violenta tortura pelas forças da repressão). Sua soltura foi negociada mediante prisão do marido, visto por Denize pela última vez na prisão, desfigurado pelas torturas. Obteve asilo diplomático na Itália em 1971.


Rose Nogueira - Ex-militante da Ação Libertadora Nacional (ALN), era jornalista quando foi presa pelo “esquadrão da morte” do DOPS, em 4 de novembro de 1969, em São Paulo. Abrigou diversos resistentes e revolucionários em sua casa, entre eles Carlos Marighella. Rose foi presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) e do Grupo Tortura Nunca Mais/SP. Segue até os dias atuais com sua militância pelos Direitos Humanos.


Maria Thereza Goulart – Viúva do ex- presidente João Goulart, deposto em março de 1964, a primeira-dama exilou-se com a família no Uruguai e, posteriormente, na Argentina, onde Jango veio a falecer em 6 de dezembro de 1976. Maria Tereza voltou ao Brasil em 1976 para enterrar Jango, e em 1980 para viver novamente no país.


Rita Sipahi - Natural de Recife, foi dirigente da UNE, militante da Juventude Universitária Católica e participou da estruturação da Ação Popular no Ceará. Durante a ditadura emigrou para São Paulo e Rio de Janeiro, mas não conseguiu evitar seu seqüestro e prisão pelas forças da repressão. Foi condenada pela Justiça Militar de São Paulo. Após a ditadura, estabilizou-se enquanto servidora pública e seguiu atuando junto a movimentos sociais.


Damaris Oliveira Lucena - Militante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), viu o marido ser morto na frente dos filhos por agentes da repressão. Foi presa e banida juntamente com os filhos Adilson, Ângela e Denise Lucena, que ingressaram no sistema prisional ainda menores de idade.


*Com informaçoes da Folha de Sao Paulo e da Assessoria de Comunicaçao da Secretaria de Direitos Humanos.

Monday 14 March 2011

¡Monseñor Romero vive!: iconografía inédita



El Museo de la Palabra y la Imagen de El Salvador (MUPI) anuncia que concluyó el proceso de rescate, digitalización y retoque de color de cuatrocientas diapositivas con imágenes inéditas de Monseñor Oscar Arnulfo Romero, siendo un joven sacerdote.


Meses antes de ser asesinado, Monseñor le entregó a su amiga Santos Delmi Campos, un cofre con cuatrocientas fotografías personales con la intención de que las custodiara, y treinta años después ella las entregó al MUPI para su digitalización.


El MUPI está produciendo una exposición que pronto será presentada en el Museo de Antropología, (MUNA). Paralelamente estará en itinerancia en centros educativos y culturales, así como simultáneamente en varias embajadas salvadoreñas en el mundo.


Las imágenes inéditas de MONSEÑOR ROMERO es tema de la portada de la actual edición de la revista Trasmallo, del editorial MUPI y puede ser accedida AQUÍ.


En el próximo 24 de marzo el mundo recuerda los 31 años del asesinato del obispo salvadoreño, en plena guerra civil del país. Como arzobispo, denunció en sus homilías dominicales numerosas violaciones de los derechos humanos y manifestó públicamente su solidaridad hacia las víctimas de la violencia política en la nación. Su asesinato provocó la protesta internacional en demanda del respeto a los derechos humanos en El Salvador.


Él es uno de los diez mártires del siglo XX representados en las estatuas de la Abadía de Westminster, en Londres, y fue nominado al Premio Nobel de la Paz en 1979.