Thursday 4 February 2010

Contra o tapetao do Nelson Jobim


Em dezembro de 2008 o Ministério da Defesa não conseguiu excluir a criação da Comissão de Verdade e Justiça do Relatório Final da Conferência Nacional de Direitos Humano.
O Ministro Nelson Jobim tentou ganhar no tapetão. São estas praticas anti-democráticas, da imposição, da pressão por cima, do não respeitar decisões contrárias em processos construídos de forma participativa e democrática, que queremos transformadas pela cultura do NUNCA MAIS.

No Grupo de Trabalho, o Ministério da Defesa apresentou através de 2 delegados, a proposta de exclusão do assunto da pauta, seu destaque foi votado e 94% dos delegados presentes, tiveram o entendimento que é necessário ao país uma atitude frente ao seu passado recente para melhor construir a democracia em nossa sociedade e votaram pela criação da COMISSÃO DE VERDADE E JUSTIÇA, decisão encaminhada pelo governo no 3º Plano Nacional de Direitos Humanos, como todas as outras questões deliberadas pelos demais grupos de trabalho da conferência nacional.
O projeto de lei que cria oficialmente a Comissao de Verdade e Justiça do Brasil, apresentada no Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) em dezembro de 2009 deverá ser encaminhada ao Congresso Nacional em abril deste ano.



No comments: